sábado, 20 de novembro de 2010

Na Wikipédia também podemos encontrar mais meios para introduzir no projetos.

O Cartaz também é um tipo de propaganda ,como um meio de comunicação e de chamar a atenção do consumidor e transmitir a informação.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Cartaz

sábado, 6 de novembro de 2010

projeto de aprendizagem

ESCOLA ESTADUAL SENADOR SALDANHA DERZI

Projeto –Propaganda



Professoras envolvidas
Neusa Maria de Brazil Nascimento
Suzelí Gomes da Silva Dias



Montese-MS
2010


Projeto propaganda
Publico alvo- 9º ano e Ensino Médio
Duração – 6 aulas
Local -Escola Estadual Senador Saldanha Derzi
Projeto será desenvolvido pelas professoras -
Neusa Maria de Brazil Nascimento e Suzelí Gomes da Silva Dias

Justificativa:

- A implantação desse projeto na escola contribuirá ao nosso aluno aprender a diferenciar qual é a propaganda que lhe será útil ou aquela que o leva ao consumismo.
-Formar o nosso aluno para o meio em que se vive da propaganda e do negócio.

Objetivo Geral:
Desenvolver com os alunos a percepção da imagem como conteúdo significante, motivando-os para a criação de uma propaganda escrita e televisiva.


Objetivo Específico:
- Atribuir sentidos às imagens;
-Tipos de logotipos e logomarcas;
- Analisar as imagens de revistas e propagandas;
- Criar uma propaganda escrita utilizando imagens;
- Assistir uma propaganda televisiva;




Metodologia:
Em primeiro momento fazer a leitura de um texto de Carlos Drummond de Andrade Eu Etiqueta. Após várias discussões começar as atividades.
Serão selecionadas pelas professoras, imagens de revistas e propagandas, para análise oral e em grupos.
Dividir os alunos em grupos de cinco alunos. Entregar as propagandas para cada grupo e deixar que analisem a mesma. Os alunos farão a Slogan – frase curta, chamativa, que destaca as qualidades do produto ou do evento.
Texto – é feito para convencer o leitor ou espectador da importância do produto, ou do evento.
Ilustração – foto, desenho ou gravura que acompanha o texto e realça o produto ou o evento.
Mostrar aos alunos um roteiro para auxiliar na criação da propaganda.
Os alunos farão a discussão com os colegas sobre a propaganda a ser criada, ouvindo várias opiniões, para levantar os dados necessários. Depois da criação terminada, os alunos irão falar sobre a propaganda e será feita a exposição.



Recursos utilizados:
-Revistas VEJA,revistas da Natura ,revistas da Avon ,encartes de várias lojas;
- Papel – folha sulfite;
- Tesoura e cola;
- Canetinhas e lápis de cor.
-Internet
-Computador na STE


Atividades realizadas:

- Observar a leitura de duas imagens;
- Conhecer tipos de propaganda
- Detectar e relatar a mensagem publicitária;
- Relatar sentimentos quando visualizar as imagens.
-Fazer um diagnóstico como será exposto o tema do projeto para melhor entendimento dos alunos, e uma leitura de imagem.
-Iniciar a aula com questionamentos (diagnóstico):
- Para que utilizamos a leitura? O que pode ser lido?
- Como vocês veem propaganda? Quando?
-Com base nas respostas será falado sobre o tema do projeto. Mostrar aos alunos duas propagandas de revista e enfatizar os pontos importantes para fazer a análise de uma mensagem publicitária. Através da análise do conjunto de respostas em grupo fazer com que os alunos reflitam sobre suas hipóteses, teorias e raciocínios em relação ao tema e conteúdos abordados.






Avaliação:
Será avaliada a criatividade de cada grupo e percepção para que sirva a propaganda hoje no nosso dia a dia.
Através da análise do conjunto de respostas em grupo fazer com que os alunos reflitam sobre suas hipóteses, teorias e raciocínios em relação ao tema e conteúdos abordados. Será avaliada a criatividade de cada grupo e percepção para que sirva a propaganda hoje em nosso dia a dia.

Bibliografia:
http://projetos.educacional.com.br/paginas/pp/47080001/3854/t132(Texto de Carlos Drummond de Andrade);acesso em :20/10/2010
yotube.com sobre propaganda; acessoem 16/10/2010
http://www.ibope.com.br/calandraWeb/servlet/CalandraRedirect?temp=3&proj=PortaL Internet-site do IBOPE;acesso em :20/10/2010